A educação é o maior bem que temos, sendo capaz de mudar vidas, transformar sociedades e tornar o mundo um lugar melhor.
Veja aqui o que é educação e qual a importância para o cidadão:
O que é a educação?
O conceito de educação refere-se basicamente ao processo de ensino e aprendizagem.
Em termos gerais, temos a possibilidade de conceptualizar a educação como o importante meio pelo qual os hábitos, costumes, comportamentos e valores de uma sociedade são transferidos de geração em geração, de acordo com a evolução da coletividade como um todo.
Em geral, a educação como um todo envolve a aplicação de procedimentos de ensino que visam assegurar a formação e o desenvolvimento pessoal e profissional de uma dada pessoa.
O processo educativo está diretamente ligado aos conceitos de pedagogia e didática, onde é diretamente responsável pelo ato de educar, instruir, disciplinar, e construir novos conhecimentos.
Qual é a importância da Educação?
A importância da educação vai para além da transmissão de conhecimentos teóricos proporcionados pelas disciplinas curriculares, contribui para a formação da cidadania dos estudantes e promove a transformação do ambiente social para o bem comum.
A escola, como instituição primária da educação formal, é um ambiente social em que as crianças experimentam as suas primeiras relações com os seus pares e aprendem a conviver em sociedade.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula entre as competências que os estudantes precisam de desenvolver ao longo do Ensino Básico, a responsabilidade e a cidadania.
Para obter esta competência, as escolas precisam de promover as seguintes atitudes na sala de aula e no ambiente estudantil:
“Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários” (BNCC, 2018).
As áreas de conhecimento que permitem trabalhar na cidadania e que devem ter uma atenção especial centrada nesta tarefa são: Humanidades, Línguas e Ciências Naturais.
Para além de ser um direito importante, a educação também tem impacto em todas as outras áreas de atividade; afinal, é a partir daí que os indivíduos se desenvolvem como cidadãos e profissionais. Além de aumentar as hipóteses de uma pessoa conseguir um bom emprego, este recurso é também essencial para o desenvolvimento económico de um território.
Combate a pobreza
Num sentido lato, quanto mais pessoas adquirirem conhecimentos e forem qualificadas, maiores serão as oportunidades que terão no mercado de trabalho. Afinal, a educação é essencial para aprender, entre outras coisas, os conhecimentos básicos utilizados na vida quotidiana, tais como a língua portuguesa e a alfabetização.
Além disso, existem diferentes dados que provam que quanto mais anos de educação, maior é o rendimento de uma pessoa, o que é um fator determinante na superação da pobreza. Portanto, se cada pessoa tivesse acesso a uma educação de qualidade, teria também mais oportunidades de se desenvolver, melhorar as suas aptidões, e aumentar a sua empregabilidade.
Reforçar a Democracia
O conhecimento é uma chave para criar cidadãos mais críticos, conscientes e participativos em relação aos seus direitos e deveres. Neste sentido, a educação é também fundamental para fornecer orientação sobre como cumprir 2 dos chamados deveres cívicos.
Por conseguinte, a educação é também um fator que contribui para ter eleitores ativos mais interessados em questões políticas, preocupados com o desenvolvimento, e socialmente empenhados. Isto torna-os mais exigentes, mas também mais envolvidos.
Redução da violência
A violência, em muitos casos, é causada pela pobreza e desigualdade social. Portanto, se a educação tem o potencial de reduzir esta disparidade, colocando cada criança numa escola para aprender com qualidade, então também contribui para a realização de uma sociedade menos violenta.
Outro aspecto positivo neste sentido é que o conhecimento ajuda a expandir as barreiras, a ter contato com a diversidade e a tolerar as diferenças. Este é um fator positivo na superação da intolerância, que é muitas vezes uma das principais razões dos conflitos humanos.
Crescimento econômico
Já mencionámos que a educação pode fazer crescer a economia de um território, mas como é que isso acontece? Bem, os territórios que têm uma educação de qualidade como base para o desenvolvimento dos seus cidadãos, têm também uma força de trabalho acima da média, mais qualificada e com melhores empregos.
Na prática, isto significa que as pessoas ganham mais dinheiro, consomem mais, e cobram mais impostos. Isto dá ao governo ainda mais recursos para investir em melhorias sociais em diferentes áreas, seja na própria educação, saúde, infraestruturas, e assim por diante.
Como ajudar a Funcelfa?
A Funcelfa é um projeto social que já mudou a vida e o futuro de muitas pessoas pela educação, atuando como creche comunitária e escola infantil.
Quer nos ajudar a fazer a diferença? Faça a sua doação:
Conta: Banco do Brasil, Conta corrente 43486-8, Agência 0365-4.
Contato: (31) 3842-3887
WhatsApp: (31) 3842-7188
E-mail: funcelfa@outlook.com